
Site ‘Encontros sobre Vida, Saúde e Trabalho nas Escolas’
Este site visa estimular o debate sobre a vida, a saúde e o trabalho nas escolas públicas brasileiras, produzindo encontros virtuais entre todos(as) aqueles(as) que se interessam por este tema, em especial trabalhadores(as) de educação, pesquisadores e profissionais de serviços de saúde. Buscamos criar um espaço propício à reflexão e à invenção de diferentes formas de ação dirigidas à construção da saúde dos(as) trabalhadores(as) das unidades escolares. Isto porque entendemos que a saúde não pode ser considerada como um estado: a saúde é uma conquista permanente.
Desejamos contribuir para uma renovação dos sentidos que são atribuídos ao trabalho dos(as) professores(as), merendeiras, serventes (ou auxiliares de serviços gerais, como se diz em outros lugares), vigias, porteiros, técnicos(as) em educação, diretores(as) e de todos os(as) trabalhadores(as) que se mobilizam para que a escola tenha vitalidade e cumpra seus objetivos. Desejamos também que esta página dinamize as conexões de uma rede nacional e virtual de formação, notícias, análises e reflexões sobre diferentes aspectos da saúde dos(as) trabalhadores(as) de educação, na perspectiva do que denominamos Comunidade Ampliada de Pesquisa-intervenção (CAPI).
O site conta com um ambiente onde veiculamos os materiais que produzimos no âmbito do Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas Públicas e apresentamos registros de diálogos que ocorreram em diferentes momentos de seu desenvolvimento. Artigos, Teses, Dissertações, Monografias, Relatórios e Textos elaborados por pesquisadores e estudantes vinculados à equipe responsável por este site estão em Contribuições. Há também um espaço para divulgação de contribuições de outros colegas e grupos, que consideramos relevantes.
No Observatório Geral pretende-se acompanhar os fatos, acontecimentos e discussões sobre o tema: iniciativas sindicais, políticas e ações governamentais, eventos, atividades acadêmicas, reportagens e textos publicados em jornais e revista, análises de conjuntura, além de comunicações enviadas pelos(as) trabalhadores(as) e por membros da equipe.
Vocês também poderão conhecer a equipe da CAP Escola e as leituras e autores considerados fundamentais para abordar tema tão complexo como a que nos propomos a colocar em cena: as relações entre vida, saúde e trabalho nas escolas públicas. Por fim, queremos agradecer por todos os apoios que recebemos para realização do site e dos trabalhos que o antecederam.
Bons encontros para todos e todas!